Dicas Fonoaudiologia

Home / Dicas

Curiosidades e Dicas sobre Amamentação

 A necessidade de sucção do bebê é um reflexo involuntário, que surge dentro da barriga da mãe. Após seu nascimento este reflexo garante a sua sobrevivência, ou seja, sugando o seio materno ele conseguirá seu alimento.
 O seio da mãe, para o bebê, funciona como uma continuação do cordão umbilical.O bebê se sente protegido, nutrido, seguro, calmo e amado no seio da mãe.
 O seio da mãe é o melhor bico existente, pois, ele se encaixa direitinho na boca do bebê, proporcionando condições ideais para a movimentação da língua e dos músculos do rosto, impedindo assim o mau crescimento e a flacidez desta musculatura. LEIA MAIS...

Uso de Chupeta e Mamadeira

Chupeta
A sucção de chupeta (principalmente as convencionais) pode causar malefícios ao bebê:
 Faz com que ele mame menos:quando o bebê chupa chupeta pode ter a sensação que está com a barriga cheia (devido a produção em maior quantidade de saliva), além de cansar a musculatura da região oral. Com isso ele pode mamar menos e perder peso.
 Pode causar problemas para o desenvolvimento da face, boca, dentes e língua: o bico da chupeta faz com que a língua do bebê fique numa posição errada( no assoalho da boca) e se exercite de forma incorreta; isso pode causar uma hipotonia (músculos flácidos, moles e com pouca força). Os lábios ficam virados para fora e também moles. Além de causar problemas nas arcadas dentárias (os dentes ficam tortos e mal ocluídos). LEIA MAIS...

Diferença entre o Bico Comum e o Ortodôntico

Bico comum
 O bico é longo e o furo é grande
 A boca do bebê é muito pequena e o bico longo alcança quase o palato mole (o fundo da boca), não permitindo que o bebê sugue e engula adequadamente.Como mecanismo de defesa ao bico longo e para controlar o fluxo de leite o bebê engole com a língua projetada.

Bico ortodôntico
 Devido ao seu formato propicia função e postura da língua, lábios e dentes mais próximas da mamada no peito
 O furo aonde sai o líquido é voltado para cima, para que o líquido ao invés de ir direto para a faringe, deve tocar o palato duro(céu da boca) sensibilizando este para que seja tocado pela língua quando o bebê for engolir.

Fonte: Equipe de Fonoaudiologia da Clínica MCM

Mais Artigos...


Desenvolvimento das Percepções
Desenvolvimento Normal da Criança
Desenvolvimento da Função Auditiva
Como descobrir uma perda auditiva?
Desenvolvimento da Fala, Linguagem e Voz 
Estimulações diversas