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Desenvolvimento da Fala, Linguagem e Voz

Quando o bebê nasce, passa a fazer parte de um mundo onde já existe uma linguagem pronta. Durante seu primeiro ano de vida, ele absorve estímulos de todos os tipos. Os sensoriais são os mais importantes para o desenvolvimento de sua linguagem e de sua expressão como um todo.
Primeiro ano de vida:
 O amadurecimento do sistema nervoso e a liberdade de expressão contribuem decisivamente para que seus órgãos articulatórios sejam preparados para a fala.
 O choro, os balbucios dos primeiros meses e o aleitamento materno (sucção), fortalecem os músculos e os órgãos para posterior articulação. 
 A dieta alimentar correta também contribui positivamente para esse desenvolvimento integral. A sequência correta para servir os alimentos é: liquidificados , amassados, em pedaços e sólidos.
 Até cerca de um ano, todos os sons que a criança emite são imitações e treinos que ela faz naturalmente ao perceber as reações de seus músculos e órgãos.

Um ano de idade:

 Por volta de um ano de idade a criança começa a ter emissões de fala com intenção, ou seja, quer expressar suas vontades e sentimentos.
 No início a criança começa a produzir monossílabos: Mama, papa, dá, quá, não, au-au, etc...
 Depois estas palavras serão aperfeiçoadas e o vocabulário da criança aumentará de acordo com o incentivo que ela receber.

Dos 2 aos 5 anos de idade:
 A partir dos dois anos, geralmente a criança começa a combinar 2 palavras, na intenção de formar frases mais completas: Qué aua ( Quero água)
 Daí por diante, seu vocabulário se enriquecerá e a criança estará fazendo um treino diário de linguagem e expressão. 
 Das frases simples para um contexto melhor elaborado é só uma questçao de tempo e estímulos positivos.

Entre 5 e 7 anos de idade:
 É o prazo máximo para que o vocabulário da criança seja bem extenso.
 A criança deve articular bem as frases, utilizar os verbos corretamente, organizar bem as idéias e não trocar sons, como o r pelo l.

As fases da aprendizagem
 Durante o processo de desenvolvimento da fala a criança atravessa fases de aprendizagem que são absolutamente normais, embora inclua manias e pronúncias incorretas. A princípio, não há razão para maiores preocupações, mas os prazos devem ser observados e se a fase se estender muito além da expectativa normal, aí sim é hora de procurar ajuda.

Fonte: Equipe de Fonoaudiologia da Clínica MCM

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