Dicas Técnicas Estudo

Home / Serviços

Saiba como você pode melhorar seu rendimento escolar utilizando melhor sua capacidade cerebral.
Fatores que facilitam a aprendizagem:

a) Fatores ambientais

Prepare todo o material necessário, antes de iniciar os estudos. O local deve ser adequado, ventilado, iluminado e sem barulhos. Posição: sentado na cadeira, com os materiais organizados em cima da mesa ou escrivaninha (nunca deitado ou em posição de descanso). Horário: um bom horário é realista, pessoal e flexível. Organize um horário mais conveniente para estudar. A cada 50 minutos de estudos, são necessários 10 minutos de pausa. Programe seu tempo para a lição de casa, fixe um horário para começar a estudar e a quantidade de tempo que você vai estudar por dia. Divida a quantidade de tempo por matéria levando em conta suas dificuldades. Cada pessoa tem seu próprio ritmo biológico, é importante perceber qual o seu maior horário de rendimento. Estude nesse horário as matérias que você encontra maior dificuldade.

b) Condições Físicas
Descanso: para aproveitar melhor os estudos, é necessário estar em condições físicas favoráveis. Durma o necessário. Crianças precisam de 8 a 9 horas de sono por noite, enquanto os adolescentes têm necessidade de 9 a 10 horas por noite. Alimentação: esteja alimentado adequadamente, sem excessos ou falta. Exercícios Físicos: realize uma atividade física habitual, isso favorece a oxigenação sangüínea, processo vital para o cérebro.

c) Condições Psíquicas
Tente esquecer os problemas e preocupações na hora de estudar. Motivação: defina e estabeleça seus objetivos.

1º) Objetivos Gerais:

Qual a razão pela qual eu estudo?
Em que isso irá ajudar-me na vida?

2º) Objetivos Específicos:
O que espero dessa sessão de estudo?
Tenha auto-confiança, acredite que você é capaz.
Evite distrações. Os fatores de distração podem ser:
• Externos: ruídos, falta de horário, desorganização, etc.
• Internos: Conflitos pessoais ou familiares, ansiedade, falta de interesse ou vontade, cansaço físico ou mental, acúmulo de tarefas, etc. Tente relaxar através da respiração, solte os pontos de tensão, concentre-se nos estudos envolvendo-se totalmente. Faça do estudo um hábito diário, não estude somente em vésperas de provas. Para maior aproveitamento cerebral é necessário rever diariamente os novos conteúdos. Desenvolva a curiosidade, participe ativamente dos estudos, pois estudar não é somente absorver conteúdos. Gratifique-se pelos objetivos cumpridos (com merecido descanso ou algo gratificante).
Leia em voz alta, pois o cérebro registra melhor o que está sendo estudado.
• Construa imagens: o conhecimento integra-se muito mais facilmente quando associado à imagem. É como se você estivesse vendo o que foi dito, o cérebro registra melhor as situações vividas do que as simplesmente lidas.

Dicas para melhorar suas memória
Memorizamos o que é significativo, interessante, vivenciado. Faça dos estudos um momento interessante, procure um significado para o que você está estudando. Faça associações entre os conhecimentos que devem ser lembrados no dia a dia. Associe conteúdos que você está adquirindo com os que já possui exemplo: uma matéria nova com uma música, a solução de um problema com uma paisagem, ou qualquer outro conhecimento prévio que for familiar. Utilize histórias, versos, equivalências, memória visual, construa imagens, vivencie mentalmente o tema. Nunca tente memorizar o que você não entende, esclareça suas dúvidas, primeiro é preciso compreender para depois memorizar. Métodos que facilitam os estudos

Pré-leitura
Inicie com a pré- leitura. Faça uma leitura rápida para envolver-se com o assunto, dê atenção aos títulos, gráficos, ilustrações, etc.

Leitura compreensiva
Após a leitura rápida, faça a leitura compreensiva, aprofundando-se mais. Grife textos, sublinhe o que é mais importante, faça esquemas (expressão gráfica das idéias mais importantes da lição ou texto) e resumos (escreva com suas palavras o mais importante da lição ou texto).

Tenha disciplina
A disciplina para o estudo é uma conquista obtida por meio de um longo treino. No início é necessário um esforço maior até tornar-se um hábito. Incorporando bem a disciplina do estudo você terá maior facilidade para lidar também com outras áreas de sua vida.

Fonte: Maria Cristina Malimpensa Mariana - Psicóloga - CRP 06/19421 - www.clinicamcm.com.br