Desenvolvimento Normal da Criança
SISTEMA SENSÓRIO-MOTOR
RECÉM-NASCIDO
Ao nascer, o bebê mantém uma relação muito forte com a mãe, sentindo-se como fazendo parte de seu corpo. Nessa fase, o bebê deita em posição fetal (corpo encolhido), mantendo as mãos fechada. Reage ao som, à luz e ao toque.
AOS TRÊS MESES
A partir dos 3 meses, o bebê consegue sustentar a cabeça, ficar com os braços soltos e as mãos abertas.Começa a sorrir e seguir com os olhos e a cabeça objetos e sons apresentados. Presta atenção ao que está a sua volta e já tenta pegar os objetos mostrados, apesar de não conseguir.
AOS SEIS MESES
O bebê já é capaz de pegar objetos que vê, combina os movimentos das mãos e olhos, passa os objetos de uma mão para outra. Se colocado de bruços (deitado de barriga para baixo), vira de lado e de barriga para cima sem ajuda. O bebê arrasta-se de barriga para baixo, começa a descobrir o próprio corpo (é quando leva o pé à boca). Reconhece objetos, manipulando-os e colocando-os na boca.
A partir do sexto mês o bebê é capaz de ficar sentado sem apoio.
AOS NOVE MESES
Nessa fase, o bebê emite sons o tempo todo.Senta sem apoio. Engatinha e fica em pé com apoio.
Importante:
Para que a criança tenha um desenvolvimento normal é importante dar à ele estimulação para que este desenvolvimento se dê de forma completa. Assim:
DE 0 A 4 MESES:
• Deixe e incentive o bebê a ver o rosto da pessoa
• A pessoa deve estar perto da criança e na mesma direção
• Use móbile colorido, mordedor de borracha e chocalho
• Brinque com seu filho, nesta fase ele adora a brincadeira de esconde e aparece.
DE 4 A 8 MESES:
• O bebê precisa sentir o formato dos objetos
• O bebê leva os objetos até a boca, por isso deve ser dado brinquedos que possam ser levados à boca.
• Nesta fase ele gosta de brincar com os próprios pés.
DE 8 A 12 MESES:
• Procure dar ao bebê objetos que se encaixem
• Brinque de esconde-esconde com bichos de pano e com bola.
AOS 12 MESES:
Ao completar 1 ano de vida, a criança pode andar sem ajuda. Começa a falar as primeiras palavras e entende ordens simples. Imita o que vê e mostra o que quer com o dedo. É capaz de perceber coisas que estão escondidas. Gosta de brincar de esconder e tenta encaixar e empilhar objetos. Dos 12 aos 18 meses é importante que a criança produza sons. Dê à criança tampas, vasilhas, brinquedos que tenham apitos, cante e dance com ela.
AOS 18 MESES:
A criança anda com segurança, porém corre desajeitadamente. Quer subir, abrir e mexer em tudo o que vê. Começa a controlar xixi/cocô e usar o piniquinho. Fala mais palavras do que no primeiro ano de vida.
AOS 24 MESES:
A criança corre com segurança, cria situações e histórias novas em suas brincadeiras. Gosta de rabiscar e é capaz de folhear as páginas de um livro.
Fonte: Equipe de Fonoaudiologia da Clínica MCM