Dicas Fonoaudiologia

Home / Dicas

Estimulação

A criança ao nascer percebe a maioria das coisas que estão ao seu redor. Através dos reflexos básicos a criança inicia seu desenvolvimento. A criança vai tendo contato com o meio ambiente, usando seus sentidos, vendo, ouvindo, provando, tocando e cheirando. A linguagem começa a partir do nascimento com o choro. Quando a criança usa as mãos para explorar o seu mundo, os atos de tocar, pegar e alcançar ajuda a descobrir como sentir as pessoas e as coisas.
Essas e as demais aquisições no seu desenvolvimento, depende do meio e das pessoas que cuidam da criança, para que cada área de seu comportamento seja estimulada.

Estimulação Auditiva
Cantar, cantarolar, balbuciar ou falar com a criança enquanto está sendo cuidada (banho, alimentação, etc). É importante para acriança qualquer tipo de som emitido pela voz das pessoas. Embalar a criança nos braços ou em cadeiras, pois sito facilita a estimulação auricular. Colocar no berço da criança sinos, brinquedos como chocalhos, para alerta-la dos diferentes sons.

Estimulação Olfativa e Gustativa
Oferecer para a criança alimentos de diferentes sabores (doce, salgado, amargo e azedo) para que possa desenvolver o sentido do paladar. Levar a criança para a cozinha, para que a criança sinta o cheiro da comida.
Deixar a criança sentir o cheiro do talco, sabonete, shampoo, loção após banho, etc.

Estimulação do Tato
Proporcionar a criança sensações de quando a acaricia, a toca, esfrega seus braços e pernas. Mudar a criança de posição no berço com certa freqüência, para que ela possa perceber seu corpo e o espaço que a cerca. Possibilitar a criança sentir diferentes texturas, temperaturas e pressões no corpo do adulto. Ajudar a criança a fazer e mover as coisas, especialmente quando ela descobre sua mão e que pode usa-las. Possibilitar a criança estímulos táteis que incidam sobre a pele, em diferentes partes do corpo, especialmente nas mãos da criança para ela poder sentir o calor, o frio, o macio e o prazer(cócegas e carícias).

Estimulação Motora
Incentivar a criança a pegar e apertar objetos, colocando brinquedos pendurados ou brinquedos ao alcance de suas mãos.
Ajudar a criança a se sustentar de pé, inicialmente apoiada pelas axilas e depois pelas mãos. Deixar e incentivar a criança a arrastar-se, engatinhar, dando-lhe estímulos atraentes que serão colocados a sua frente com alguma distância.
Sacudir chocalhos e chaves, movendo-o de uma lado para outro, incentivando a criança a seguir a direção do som pelo movimento de cabeça. Utilizar desse mesmo tipo de estimulo, quando a criança estiver deitada de bruços, levando-a a levantar a cabeça na direção horizontal e vertical.

Estimulação Cognitiva
Levar a criança a perceber a relação entre a causa e efeito, batendo objetos um contra o outro e observar o som causado. Incentivar o desenvolvimento da atenção, observando com a vista o deslocamento de objetos, movimentando-os em várias direções. Oferecer a criança objetos com protuberâncias, buracos e alças, para que ela possa pega-los e explora-los e ir percebendo o seu próprio corpo.

Estimulação Visual
Pendure no berço ou no quadrado do bebê, móbiles coloridos de formas diferentes e leves, que se movam facilmente.À medida que a capacidade de prestar atenção da criança se tornar mais precisa, será conveniente ir distanciando a localização dos estímulos. Incline-se em direção a criança na hora do banho, de vesti-la ou alimenta-la, falando-lhe, sorrindo-lhe ou estimulando de alguma forma. Ofereça a criança brinquedos simples, coloridos que se movem ou iluminem.

Fonte: Equipe de Fonoaudiologia da Clínica MCM

voltar