Dicas Psicologia

Home / Dicas

O que é Stress

“CONHECENDO O STRESS”

O QUE É STRESS? Stress é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma grande adaptação a um evento ou situação de importância. Os fatores ou motivos que levam uma pessoa a desenvolver o stress podem ser de ordem interna ou externa, desde dificuldades internas em lidar com um sentimento ou com uma emoção, até problemas externos no convívio com uma pessoa difícil, situações que parecem não ter solução, problemas profissionais, familiares, conjugais, sentimentais, perdas, separações ou situações traumáticas vividas. O Stress em excesso tem efeito negativo e ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação, ou seja, não consegue mais suportar ou lidar com certo problema ou situação. O organismo fica carente de nutrientes e com reduzida energia mental. A produtividade e a capacidade de trabalho ficam bem reduzidas, a qualidade de vida fica prejudicada e, com o excesso de substâncias nocivas que são liberadas no organismo nesta fase, a pessoa começa a adoecer. LEIA MAIS...

A arte da convivencia familiar
É muito importante um relacionamento sadio e equilibrado entre pais e filhos, baseado no diálogo aberto, claro e sincero, na compreensão e orientação adequada, no carinho e no respeito das individualidades. Essa é a base para criar filhos seguros, responsáveis e equilibrados emocionalmente. Infelizmente, não é bem isso que acontece em muitas famílias. Os pais estão sempre com problemas tais como: a luta diária pela sobrevivência, fazendo com que o tempo de convivência com os filhos se torne bem reduzido; os próprios conflitos individuais, familiares e de relacionamento conjugal que muitas vezes levam a separação e divórcios.

Na vida materialista que vivem, muitos pais priorizam o consumismo, não deixando faltar nada aos filhos, trabalham muito para comprar roupas de marcas famosas, videogames e outros bens de consumo. Entretanto acabam esquecendo do mais importante no relacionamento entre pais e filhos que é o amor transmitido no convívio diário, através dos pequenos gestos, do diálogo, do exemplo e da orientação (e para isto não é necessário ter condições financeiras favoráveis).

Alguns adultos apresentam dificuldades ao lidar com seus próprios sentimentos e emoções, não conseguindo, assim, expressar seu amor através do carinho e da atenção. Procuram compensar essa falta com a doação de presentes materiais. Por outro lado, há aqueles que exageram, “mimando” demais os filhos e não conseguem impor limites, pois dizer “não” ao filho significa um sofrimento muito grande. Muitas vezes são pais inseguros, que temem, inconscientemente, perder o amor dos filhos ao contrariá-los. Acabam, assim, criando filhos inseguros e despreparados para lidar com as frustrações da vida. LEIA MAIS...

Vivendo Melhor
O despertar de um novo dia é sempre um recomeço. Inicie bem o seu dia, demostrando todo o seu sentimento às pessoas que você ama, sua família. Deseje realmente um Bom Dia, de coração, não só com palavras, mas com muito amor e carinho:
LEIA MAIS...


Fonte: Maria Cristina Malimpensa Mariana - Psicóloga - CRP 06/19421 - www.clinicamcm.com.br